Pular para o conteúdo principal

Violência Patrimonial: Sinais de que Você Pode Estar Vivenciando e Como Reconhecê-los

 

Ana Hickmann modelo e apresentadora que foi vitima da violência Parimonial 

Violência Patrimonial, um dos tipos de violência contra a mulher mais comentado ultimamente nas redes sociais, ainda mais em evidência por conta dos casos recentes das famosas Ana Hickmann é Naiara Azevedo, que tinha seus bens controlados por seus respectivos ex maridos e sofriam ameaças constantes.

Mas será que esse tipo de violência só atinge as mulheres de classe média alta? Como identificar que eu posso estar sendo uma vítima desse tipo de violência ? 

Veja abaixo alguns sinais que você possa esta passando por uma violência patrimonial dentro do seu relacionamento

Naiara Azevedo , Cantora que também foi vitima da violência Patrimonial 

1- Controle Financeiro Excessivo: O agressor controla rigidamente todas as finanças da vítima, limitando seu acesso ao dinheiro e determinando como ele deve ser gasto.

2- Apropriação Indevida de Recursos: O agressor utiliza os bens da vítima sem sua permissão, como utilizar cartões de crédito, vender pertences sem autorização ou transferir propriedades sem consentimento.

3-Destruir ou Danificar Propriedades: O agressor danifica intencionalmente os bens da vítima, como quebrar objetos de valor, destruir roupas ou pertences pessoais.

4-Impedir o Trabalho ou Estudo: O agressor prejudica a capacidade da vítima de trabalhar ou estudar, limitando suas oportunidades financeiras e de desenvolvimento pessoal Impedir a vítima de estudar ou trabalhar, alegando que “MULHER MINHA NÃO PRECISA DISSO” 

5-Forçar Assinaturas ou Contratos: O agressor pode forçar a vítima a assinar documentos, contratos ou transferir propriedades sem seu consentimento informado.

6-Isolamento Financeiro: O agressor isola financeiramente a vítima, impedindo-a de ter acesso a recursos financeiros e tornando-a dependente.

7-Ameaças Relacionadas a Bens: O agressor ameaça danificar ou destruir os bens da vítima como forma de controle e intimidação.

8-Negar Acesso a Recursos Básicos: O agressor pode negar à vítima acesso a recursos básicos, como alimentos, moradia ou cuidados médicos.

9-Cobranças e Dívidas Não Autorizadas: O agressor pode contrair dívidas em nome da vítima sem seu conhecimento ou consentimento.

10-Privar de Moradia: Impedir o acesso da vítima à moradia, expulsando-a da casa ou impedindo-a de ocupar os espaços comuns.

É fundamental reconhecer esses sinais e buscar apoio e ajuda caso você esteja vivenciando ou conheça alguém que esteja passando por situações de violência patrimonial. Ligue 180 ou procure ajuda


Comentários