Pular para o conteúdo principal

E quando você é a abusiva da relação?


Relacionamentos abusivos, um assunto tão em alta e infelizmente muito comum em nossa sociedade. Me responde aí, quantas das suas amigas, mães, filhas, irmãs já sofreram ou sofrem uma relação abusiva? Quantas delas são a agressora da relação? Você pode interpretar mal o que escrevo, mas infelizmente existem sim mulheres abusivas e está cada vez mais comum nas relações mulheres tão abusivas quanto os homens, sabe por que digo isto? Por que quem escreve neste momento esse texto já foi abusiva em uma relação, sim, eu fui abusiva com o meu parceiro.

Fuxicava as redes sociais, não deixava ele sair com os amigos, partia pra cima, gritava, empurrava, xingava, era ciumenta obsessiva, fazia chantagem emocional . Fazia muita coisa que talvez você que está lendo isso já fez e chama de CIÚME, PROTEGER, AMOR .. NÃO!!

Manchete de jornal.

Nós somos seres humanos é óbvio que sentimos ciúmes do que gostamos e uma leve insegurança sempre rola, o problema é quando é extremamente exagerado a ponto de ter ciume dos próprios amigos, de ficar de cara feia quando os amigos estão perto do que é "seu". Afinal, por que essas mulheres são abusivas dessa maneira? por que tanta insegurança? Uma grande certeza, a maior parte delas já se decepcionaram amorosamente, já foi traída, já pegou certas mensagens .. já foi rejeitada, deixada, enganada e isso se torna uma bola de neve que a faz sentir esse sentimento de desconfiança sempre, é claro algumas pitadas de falta de amor próprio.

GIPHY Studios Originals love amor i love you romantic GIF

Mulheres que já sofreram relações abusivas tendem a repetir (infelizmente) a atitude de seus ex parceiros nos seus próximos relacionamentos, isso acontece pela carência de entrar logo em um novo relacionamento e provar que você consegue sim ser feliz com outra pessoa, mas aí você esquece que antes disso você tem que se curar.

NÃO E NORMAL! humilhar ou ameaçar seu parceiro, não é normal invadir a rede social do seu parceiro, não é normal ser violenta com o seu parceiro, não é normal ficar se comparando com a ex dele e preocupada com o passado dele antes de você.

O primeiro passo é aceitar que você está sendo abusiva e se perdoar, pare de se culpar, nós estamos propicias a errar sempre, não somos perfeitas. O segundo passo e ter um reencontro com você mesma antes de entrar em um relacionamento. Vai por mim, não vale a pena agir assim, os homens não são iguais e você achará alguém bacana no seu tempo, quando realmente se curar, se ame mulher, se reconheça e saia dessa, nada vale mais do que o seu bem estar emocional.

Comentários

  1. quando você lê algo pra você, eu infelizmente me ornei assim e estou em uma fase de reconstrução. Obrigada por esse texto!

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você vá muito bem nessa fase viu? estou torcendo por você!

      Excluir
  2. Adorei seu texto! E sim, sempre que falamos em relacionamento abusivo já imaginamos o homem como abusivo, mas nem sempre é assim né.. Acho super importante esclarecer que o abusivo também pode ser a mulher, e que não é porque ela é mulher que está imune!
    Espero que um dia todos entendam e tenham relações saudáveis! <3
    Bjs!!

    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa moça, muito bacana da sua parte admitir publicamente que já foi abusiva em um relacionamento. É difícil encontrar isso. Primeiro que é muito complicado admitirmos para nós mesmos que estamos errados e assumir isso publicamente é mais complicado ainda.
    Parabéns pelo texto (tenho certeza que vai ajudar muita gente) e pela coragem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruby não e de hoje que venho trabalhando isso, e um processo longo viu ..
      obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  4. Engraçado quando falamos de relacionamentos abusivos, é comum sempre pensar nos homens sendo abusivas com suas parceiras, quando na verdade existem mulheres tão abusivas quanto eles. Acredito que eu nunca tenha sido abusiva com nenhum dos meus parceiros, mas infelizmente já tive dois relacionamentos abusivos. No primeiro, eu nem sabia que ele era abusivo comigo, mesmo ele fazendo chantagem emocional sempre e tendo um ciúmes ridículo quando meu próprio pai chegava perto de mim. Se na época eu soubesse o quão abusivo ele era comigo, eu teria cortado isso dele na mesma hora. Mas enfim. Gostei muito, mais muito mesmo do seu texto. Achei legal mostrar o relacionamento abusivo também pode vir da parte da mulher.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Andressa, passar por dois relacionamentos abusivos não e fácil em..
      E muito difícil para uma pessoa reconhecer que estar em uma relação abusiva .. isso infelizmente acontece muito </3 beijos

      Excluir
  5. Eu me considero ciumenta, não apenas com o meu parceiro mais com amigos também mas nunca cheguei a dar escandalo, ficar mexendo em celular, vigiando toda hora pois acho errado isso porque eu não gostaria que fizessem aquilo comigo, então eu não faço com a outra pessoa.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aquele ditado né, não faça com o outro o que você não gostaria que fizesse com você. beijoos

      Excluir
  6. Oi Grazi, tudo bem? Muito sério esse assunto e atual como sempre. Muitas vezes por sermos mulheres pensamos que somente os homens podem ser abusivos, ledo engano, em muitos relacionamentos a pessoa mais violenta é a mulher. Ainda mais por causa de ciúmes, insegurança, se o companheiro não demonstra sempre que a ama, ou pior ainda, quando ele dá motivos pra que ela aja dessa forma. No meu primeiro namoro eu era muito infantil e realmente passava dos limites. Quando penso nas coisas que fazia fico até com vergonha. Ainda bem que amadurecemos e nos tornamos seres humanos melhores. Ótima reflexão. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika que bom que o tempo passa e a gente aprende com tudo isso né? hahah ainda bem!!

      beijos

      Excluir
  7. Qualquer pessoa pode se tornar abusiva e nem precisa estar num relacionamento amoroso, às vezes amizades e até a convivência na família é abusiva. O melhor caminho é colocar os pés no chão e pensar "isso vale a pena?" "POR QUE estou fazendo isso?"
    É claro que homens e mulheres são abusivos mas os motivos se divergem, o homem é abusivo pelo controle, por se achar dono, pq isso é ensinado a ele, já a mulher é abusiva pela insegurança, porque é ensinado a ela que ela PRECISA d um homem, que "a boa mulher muda o homem", o que sabemos que não é real, a pessoa vai mudar quando quiser mudar e n quiser mais ser um canalha..
    O amor-próprio é o primeiro caminho pra viver uma vida em paz, sem abusar e sem ser abusada <3
    beijo beijo
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna você disse tudo! Relações abusivas estão em toda parte ..
      O amor próprio sempre é o caminho ♥ beijos

      Excluir
  8. Até que enfim alguém sensato! Eu acho um absurdo encontrar brincadeirinhas nas redes sociais onde o motivo é uma garota tendo uma crise de ciúmes, querendo senha de rede social, ou chamando a fulana que curtiu a foto do namorado de ~vagabunda. CIÚME DESSE JEITO NÃO É NORMAL. No meu ponto de vista, relacionamentos são para ser leves e bons. A vida já é complicada o suficiente para transformar algo que deveria ser felicidade em tormenta. E, o mais importante, relacionamento abusivo não é legal... e muita gente ainda não percebeu isso, pois o que não falta são livros e músicas romantizando esse tipo de coisa :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana não é só você que fica brava com essas coisas não .. eu fico INDIGNADA!! como pode as pessoas acharem isso normal?
      e triste :c beijos ♥

      Excluir
  9. Hey, Grazy.
    Tudo bem?

    Infelizmente essa é a verdade, existem muitos relacionamentos abusivos e na maioria das vezes os envolvidos nem percebem quando estão passando dos limites. Na minha opinião o que faz um relacionamento ser assim é a falta de confiança e respeito das duas partes. Porque além de fazer mal para o outro, também faz mal pra si mesmo, isso não é aceitável e nem normal. A maioria dos relacionamentos hoje em dia não dão certo por causa disso, muitas coisas mudaram com o passar dos anos, hoje vemos relacionamentos acabar em poucos dias, semanas. Antigamente as pessoas pensavam mais no bem estar do (a) companheiro (a) e por isso que a maioria dos casamentos davam certos. As pessoas hoje só querem saber do próprio bem estar e ainda acreditam que é normal passar por cima da outra pessoa pra obter isso. Devemos (digo a sociedade) voltar a amar os outros e respeitar os outros como antigamente.

    Gostei muito do assunto abordado, parabéns!
    Um grande beijo ♥

    Jaque De Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá jaque :)
      O que transforma um relacionamento abusivo também e a forma que a pessoa foi educada,eu acredito muito nisso ..
      infelizmente e bem comum as relações serem tão frágeis assim né? e uma pena ..

      Excluir
    2. Primeiro de tudo, obrigada pelo texto Grazi!!! Foi lindo finalmente ler uma coisa dessas!!

      Discordo que antes as pessoas se respeitavam. Os relacionamentos não davam certo tanto quanto dão hoje, o diferencial é que hoje tu pode se divorciar e se livrar da pessoal e não será mal falada (no caso das mulheres). Muito provavelmente, grande parte dos casais de antigamente só passaram a vida juntos por não passar pela vergonha do divórcio. Parece ser um pensamento pessimista e talvez até seja, mas infelizmente acabamos sendo saudosistas com relação ao passado e o romantizamos muito!

      Beijos Grazi e mais uma vez, obrigada por saber que não tô sozinha no mundo hahaha

      Excluir
    3. Nana a diferença e que hoje em dia tudo e mais "revelado"
      você não ta sozinha, nunca estamos, estamos juntas ♥

      Excluir
  10. Gostei do texto, e é verdade, muitas de nós não assume e diz que é medo de perder, muitas vezes sou ciumenta e paro pra pensar que nao preciso, pois confio nele e tenho certeza absoluta que ele me ama e que nao preciso desconfiar...

    Sinceramente, Lê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo le, não e fácil essa autocompreensão mais tenta que uma hora conseguimos ♥

      Excluir
  11. É fundamental a gente olhar para os nossos próprios atos! Realmente, é muito fácil a gente acabar reproduzindo comportamentos abusivos depois que a gente já passou por isso!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Grazy.
    Obrigado por publicar esfe texto pessoal. Estou procurando por este assunto há algum tempo, mas só encontrei "formas de se livrar de um parceiro abusivo". O que busco de fato é ajuda e salvação para quem agride. Eu. Ou possibilidades de cura da doença e do relacionamento. Você, que também estava do outro lado: como você superou este comportamento vicioso?
    Eu mesmo só me dei conta da minha posição de agressor após procurar um psiquiatra e começar a tomar medicação específica. Mas não fui ao psiquiatra para tratar de um "relacionamento abusivo de minha parte". Nem mesmo fazia ideia de que vivia em um. Fui tratar de uma depressão severa, e da pessoa que me tornei após ser traído de forma cruel por minha esposa. E nosso relacionamento era ótimo. Apaixonado,respeitoso. Com liberdade para sairmos com nossos amigos, com segurança e companheirismo. Foi duro descobrir que eu na verdade dizia "Divirta-se, amor! Manda um abraço pras gurias!" E ela ia pro motel com outro homem. Simplesmente porque ela também tinha uma doença: dependência emocional. Incapacidade de dizer "não". Meu mundo desmoronou. Perdi o chão e a fé na bondade. Amarguei. Minha auto confiança, autoestima, convicções, tudo mudou. A perdoei. Ao menos pensei que havia perdoado. Mas agora descobri que apenas disse "te perdôo".
    Estamos sofrendo há anos. Sei que nos amamos. Temos um filha linda.
    Queremos sarar.
    O que fazer? Dívida comigo sua experiência de cura e superação.
    Não sou uma pessoa má.
    Fui e estou procurando ajuda para salvarmos a nós mesmos e com esperança, a nossa família. Me ajude, por favor.
    Obrigado.

    R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por uma situação semelhante...
      Descobri que sou abusadora na minha relação, também influenciada por uma depressão, e gostaria de ser uma pessoa diferente, melhor e saudável. Minha parceira ainda está no processo sair dessa relação tóxica, mas ainda me procura para dizer que odeia gostar de mim e ficar me cobrando "verdades"como eu nunca ter gostado dela e como foi tudo uma mentira. Sei que ela tá despejando em mim toda m*rda que passou e eu fico escutando. Ela imagina que tem algo que possa fazer para "pagar" por isso, mas existe algo que possa ser feito?
      Eu a amo e desejo só o melhor para ela. Por mais que eu queira ficar com ela e fazer diferente, fico no dilema de se eu corro atrás de reconstruir a relação ou se só aceito que não sou o melhor pra ela e que não vai funcionar. Não quero causar mais dano do que eu causei
      Tudo que procuro sobre, é como uma pessoa abusada pode sair do relacionamento abusivo.
      Tem salvação para uma relação que passou pela situação do abuso?

      Excluir
  13. Desculpe os erros ortográficos, escrever do telefone aínda é trabalhoso pra mim. (Sou do tempo da datilografia...)

    R.

    ResponderExcluir
  14. Meu namorado sempre foi abusivo comigo..e devido a isso,agora estou abusiva com ele também, digamos que estou até mais que ele.

    ResponderExcluir
  15. Eu também me vejo do lado abusivo do casal. Tenho buscado tratamento psicológico pq a questão do controle é bem forte em mim. O que mais me angustia é que antes de descobrir uma traição do meu parceiro, eu era completamente diferente do que sou hoje. Não apenas não me emportava que meus ex namorados saissem ou viajassem sozinhos com amigos, mas estimulava isso, justamente por acreditar que faria bem para o parceiro e pra saúde da relação em si. Prezava muito o respeito à singularidade de cada um. Mas desde que fui traída e tornei outra pessoa, houve uma quebra de confiança enorme, e comecei a assumir o papel de "castradora". Obriguei meu companheiro a "excluir" contatos suspeitos, comecei a vasculhar tudo o que ele faz e pasmem, comecei a sofrer intensamente pelo fato dele se masturbar escondido (por ter ciúmes dele pensar e ter desejo por outras mulheres, levando-o a me trair novamente). Se tornou uma obsessão da qual tenho consciência, o que eu não queria ter, porém tenho muita dificuldade em me desvencilhar disso e a confiar nele novamente. O que mais me induz a esses atos possessivos e controladores é o MEDO e a insegurança de que ele me traia de novo. O evento da traição em si, depois de descobrir eu mesma terminei o relacionamento, mas ele veio implorando perdão se dizendo arrependido. Eu como ainda o amava acabei resolvendo dar a ele uma segunda chance. E ele mesmo havia me dito "você pode ver tudo o que eu faço, pode me vigiar, só não quero te perder". E mesmo achando isso muito insano acabei adotando esse controle que me foi permitido, mas nenhum de nós sabíamos as proporções que isso tomaria. Assumi as rédeas da relação e da vida dele e esse "poder" que me foi concedido por ele se tornou extremamente abusivo. Só que depois de um tempo em que eu estava lentamente reconstruindo minha confiança nele, peguei uma conversa muito íntima dele com outra menina (com troca de nudes e tudo) e descobri que ele estava usando o Tinder. Meu mundo desabou mais uma vez... E agora me vejo cada vez mais longe de confiar nele de novo. Já me dei cobta que o melhor seria terminar mas ele insiste em "tentar" nos reparar juntos. Eu não queria ser assim, pois sempre fui adepta do relacionamento leve e outrora até já cogitei em relacionamento aberto, mas hoje essa ideia se tornou totalmente inconcebível pra mim. Agora estou grávida dele e o desligamento se mostra aibda mais difícil... Não sei o que fazer. As vezes me pergunto se o que eu sinto é de fato amor ou apenas apego, mas com um bebê por vir, não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz muita coisa errada, mas vc se relacionar com um narcisista, vai te gerando uma insegurança sem fim. Quando vc percebe, tomou atitudes péssimas. E o pior é que perdoamos, mas eles guardam pra jogar na sua cara na primeira oportunidade. Pq defeitos todos temos, agora encontrar alguém que se delicie com os "nossos" é cruel, e gera uma inseguranca. Capaz de muitas coisas, que não somos.

    ResponderExcluir
  17. Nunca imaginei que eu pudesse ser abusiva mas após quatro anos de relacionamento percebi o quanto eu fui e quero mudar isso, pois estou sofrendo e nem sei como procurar ajuda, bom eu sou uma pessoa q sofreu muito na infância passei por privações e abuso sexual, não gosto nem de falar sobre isso pq não consigo aceitar que tudo isso aconteceu comigo enfim já tive vários relacionamentos mas esse último foi que eu percebi que eu era abusiva com meu ex parceiro, bom ele sempre foi bom pra mim tinha os defeitos como qualquer pessoa eu sempre mandei em tudo não me recordo quando começou tudo isso,era controladora em tudo com ele gritava e chingava é muito difícil admitir ele acabou me deixando por não suporta a vida q tínhamos de brigas.
    Penso em gravar um vídeos no YouTube falando sobre, pq oq mas vejo é vídeos sobre homem abusivo mas eu reconheço que eu sou uma mulher abusiva infelizmente desculpe os erros ortográfico Bia Pietropoli

    ResponderExcluir
  18. Oi,me chamo Bruna e através dessa quarentena descobri que foi uma mulher abusiva nos meus relacionamentos,devido meus ex parceiros todos eles foram abusivos comigo,Então eu passei a ser uma mulher controladora,possessiva,ciumenta e muito escandalosa não tinha controle sobre minhas raivas ,mais me lembro que nao era assim,hj vejo que preciso melhorar muito antes de entrar em outra relação pois meu último relacionamento durou 6 anos e foi muito abusivo com agressões físicas ,verbas e psicológica ,Agora preciso me curar porque sofro com depressão e ansiedade por causa dessa relação,no momento estou buscando a cura ,pesso que não reparem os erros de português,mais foi bom poder falar um pouco sobre e se assunto aqui .

    ResponderExcluir
  19. Eu sou abusiva. Mas não é por ciúmes. Ele usava drogas no começo da relação e chegou a trocar minhas coisas por drogas. Hoje se ele sai no portão já acho que vai pegar drogas e todos os amigos dele tem drogas. Não consigo deixá-lo sair pra beber que já fico possessa, com a certeza de que ele vai usar drogas. É trágico isso. Quero tanto me livrar disso. Ou dele ou desse sentimento.

    ResponderExcluir
  20. Vivi um relacionamento abusivo por dois anos ele só não me batia mas era abysivo. Então consegui sair desse relacionamento por atitudes dele que jamais perdoaria. E logo entrei em outro relacionamento mas agora a pessoa abusiva da relação sou eu, estou casada a 6 anos e de uns dois anos pra cá estou mais abusiva do que antes e isso me machuca de todas as formas tenho ansiedade ao extremo, vasculho tudo sou possessiva eu odeio ser assim! Não sei o que fazer para me tornar outra pessoa apesar de tudo eu faço muita coisa errada mas se meu parceiro fazer eu faço maior escandalo, eu não sei o que aconteceu comigo, junta insegurança dele me trair ao mesmo tempo quero me separar, não sei se eu o amo ou se isso tudo é apego ou raiva de homen raiva do que aconteceu no meu passado.

    ResponderExcluir
  21. Vivi um relacionamento abusivo por dois anos ele só não me batia mas era abysivo. Então consegui sair desse relacionamento por atitudes dele que jamais perdoaria. E logo entrei em outro relacionamento mas agora a pessoa abusiva da relação sou eu, estou casada a 6 anos e de uns dois anos pra cá estou mais abusiva do que antes e isso me machuca de todas as formas tenho ansiedade ao extremo, vasculho tudo sou possessiva eu odeio ser assim! Não sei o que fazer para me tornar outra pessoa apesar de tudo eu faço muita coisa errada mas se meu parceiro fazer eu faço maior escandalo, eu não sei o que aconteceu comigo, junta insegurança dele me trair ao mesmo tempo quero me separar, não sei se eu o amo ou se isso tudo é apego ou raiva de homen raiva do que aconteceu no meu passado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião a baixo: