Pular para o conteúdo principal

A calça jeans não me serve mais, é agora? #RODADECONVERSACOMCARLA


O papo agora é “calça jeans”. Isso mesmo. Mas não vamos falar de moda, não. Vamos falar de autoestima e aceitação. E o que a calça jeans tem a ver com isso? — você deve estar se perguntando.Você nunca ouviu ninguém dizendo que temos que vestir uma calça jeans para vermos se continuamos com o mesmo peso? Que ela nunca mente pra nós? Se ela estiver apertada, é ganho de peso na certa? Pois bem, eu já ouvi isso um milhão de vezes, inclusive de profissionais da saúde, como nutricionistas. Tenho notícia de gente que guarda uma calça jeans velha para conferir se não engordou.

A preocupação com o peso, em especial o das mulheres, nunca sai de cena. Mas nesses tempos em que ficamos mais em casa por conta do isolamento social, esse assunto voltou com muita força — além de conselhos para emagrecer, vi muitos memes sobre o tema.

Mothers Day Fashion GIF


Quero deixar claro aqui que não estou falando de saúde (aliás, se o seu peso acarreta algum problema de saúde, procure um médico sério para te orientar). Estou falando da eterna tentativa de nos “encaixar” num padrão. Estou falando que não é o peso que vai definir o valor de uma pessoa. Os quilos que uma pessoa tem (ou não tem) não determinam o seu caráter.

Não vou falar aqui de toda uma indústria voltada para o emagrecimento e de como ela lucra com nossas inseguranças sobre nosso corpo. O que quero é que você se olhe carinhosamente no espelho e se ame hoje, exatamente do jeito que você se vê. Então, não posso decidir que vou ganhar ou perder peso? Não posso mudar isto ou aquilo na minha aparência? Claro que pode!! Você pode fazer o que quiser. A única coisa que não pode é deixar de se amar por conta do seu peso atual, afinal você é muito mais que uma imagem!

sexy girl GIF by badassfemme

Seu valor ultrapassa esses números que a balança mostra; ele está no seu caráter, na sua competência profissional, nos laços de amizade e companheirismo que estabeleceu e em todas as características que não podem ser medidas por uma balança! Goste de você hoje, sem se preocupar com os padrões que a sociedade estabelece. Aceite ser quem você é — acolha seus sentimentos, suas fragilidades, sua força, suas habilidades, exatamente como faria com uma amiga muito querida. Seja sua melhor amiga!

Sei que não é nada fácil esse processo de aceitação, mas descobri que ele é fundamental para minha felicidade e desconfio que também para a sua. Esse é um processo longo (talvez eterno?) e muitas vezes empaco no meio do caminho e demoro pra desempacar, mas nunca desisto. Quando não estou me saindo tão bem assim, tento ser amorosa comigo, como sei que uma amiga seria. E dá certo! Portanto, cuide de você, se aceite e se ame como uma amiga carinhosa faria. 

Comentários